21/12/2008

DICAS DIA-DIA

Organize-se em 1 minuto

Com as 6 dicas abaixo, a bagunça some e você ganha espaço em armários e guarda-roupas

Se a roupa não lhe agrada ou não lhe serve mais, doe-a para ganhar espaço em casa.
Todo dia é a mesma coisa: você chega em casa, exausta do trabalho, e dá de cara com aquela baderna. Se sua desculpa é falta de tempo, a autora do livro "Organize-se num Minuto", Donna Smallin, ensina a solução. Conheça alguns segredinhos para acabar com a desordem rapidinho ? e de uma vez por todas.
Doe o que está empoeirando .
Como você não é a mesma pessoa de anos atrás, seus gostos podem ter mudado. Que tal verificar se há objetos que você guarda mas não usa mais? Os que acumulam mais poeira com certeza já não têm muita utilidade.
Separe os objetos e pense: se você fosse mudar de endereço em breve, valeria a pena o esforço de empacotar, transportar e instalar o objeto na nova casa? Se a resposta for ?não?, descarte-o. Evite juntar tralha .
Acumular objetos repetidos só faz aumentar a bagunça. Decida quantos ter e doe ou recicle o que sobrar. Não exagere na quantidade de sacolas plásticas, por exemplo. A mesma regra vale para potes plásticos e panos de limpeza. Limpe os armários.
Dê adeus à maquiagem velha Ao organizar os cosméticos, lembre-se de que eles merecem cuidado extra: como estão mais presentes no dia-a-dia, é fácil descuidar da data de validade. Jogue fora os que você nunca usa, os que estão vencidos, os frascos com mais de três anos e os protetores solares com mais de dois anos.
Use o interior das malas vazias Cobertores e lençóis sempre ficam sobrando pela casa e, quando você vai arrumá-los, perde um tempão, não é mesmo? Uma opção é colocar tudo dentro de malas vazias e deixar embaixo da cama ou no maleiro. Inclua também objetos que você não quer que seus filhos encontrem e feche a mala com um cadeado.



Dê um trato no fogão
Deixar o fogão com cara de que acabou de sair da loja de eletrodomésticos é possível. Confira as dicas!
Deixar o fogão com cara de novo é fácil!
Pode reparar: na cozinha, tudo está relacionado a ele.
Se o fogão não funciona bem, o feijão sapeca, o bolo desanda, o arroz empapa... E quando ele não fica limpinho, então? Parece que a cozinha toda fica comprometida. Por isso, é importante cuidar bem do seu fogão.
A seguir, você vai aprender dicas simples, que vão da hora de instalar o aparelho à limpeza do dia-a-dia.
Faça uma limpeza caprichada
· Para o dia-a-dia, basta esfregar uma esponja com água e sabão, e um pano seco para secar. Para soltar a gordura, use bicarbonato de sódio com vinagre de maçã. ·
As bocas do fogão ficarão como novas se você fervê-las em água misturada com sal, vinagre e sabão em pó. Espere esfriar, esfregue com uma esponja e enxágüe. · Riscos no tampo de inox costumam sair se você passar fluido de isqueiro no local, com um pano macio. Depois, lustre com uma flanela. · Os botões do painel de controle devem ser retirados para tirar a gordura que se acumula em volta. Dê brilho com um pano seco. · Algo derramou no forno e ficou cheirando a queimado? Então, com o forno frio e sem as grades internas, coloque lá dentro um pires com ½ xícara (chá) de amoníaco. Deixe agir por cerca de uma hora e limpe bem com um pano úmido. · O excesso de gordura do forno é eliminado com um pano úmido ou uma esponja macia. Isso deve ser feito com o forno ainda morno. Não precisa esfregar muito. · Nunca use para limpar o forno materiais como esponjas de aço, saponáceos, facas ou produtos à base de silicone.
Instalação segura
· Deixe uma distância de 5 centímetros entre o fogão, a parede e os armários. Para a coifa, 85 centímetros. E nada de deixá-lo perto de materiais que pegam fogo, como plásticos, cortinas e panos de prato. · Evite que o fogão fique de frente para a porta ou para a janela, porque o vento pode apagar a chama e provocar vazamento de gás. · Ligue o aparelho sozinho na tomada. Não use extensões nem conectores tipo T (benjamim).




Sal não é só para cozinhar


Ele também serve para ajudar na limpeza de casa. Confira 10 truques que facilitam a vida doméstica

Você sabia que é possível fazer quase toda a faxina com um punhado de sal? Além de ajudar a tirar as manchas e o mofo de pisos e azulejos, ele elimina o cheiro ruim que pode ficar em algumas partes da casa. Aprenda com AnaMaria a preparar receitas caseiras de limpeza à base de sal. Os produtos que você fizer com esse ingrediente poderão substituir os que você compra no supermercado.

10 truques de limpeza

Arear a pia

Uma pasta de aguarrás e sal tira o amarelado do esmalte de pias e vasos sanitários. Aplique-a, deixe descansar por 15 minutos e retire com uma esponja úmida.

Conservar os móveis da sala

Para acabar com manchas amarelas nos móveis de vime, esfregue-os com uma escova dura umedecida em água salgada. Deixar secar ao sol. O sal também tira manchas feitas por água
ou prato quente em móveis de madeira. É só passar em cima do local um pano macio com uma pasta fina de óleo de cozinha e sal.

Manter o piso brilhante
Passe um esfregão no piso frio com ½ xícara (chá) de sal dissolvido em 1 balde de água morna. Depois, enxágüe bem.

Tirar aquele mofo do azulejo

Lave os azulejos com 1 litro de água morna misturado com ¼ de xícara (chá) de sal, ½ de amônia e
½ de vinagre branco. Nas manchas mais difíceis, faça uma pasta de água com sal ou bicarbonato de sódio.

Purificar o filtro de água
Esfregue sal na vela para dei
xá-a bem limpa, sem aqueles pontos de limo.

Arear as panelas

Coloque um pouco de sal na esponja e esfregue o alumínio. Para limpar marcas de queimado, salpique sal, umedeça com água morna e lave só depois de algumas horas.

Renovar a cor do tapete

Manchas de gordura são eliminadas com uma mistura de 1 parte de sal para 4 partes de álcool. Esfregue bastante e enxágüe com muita água. Para tirar o cheiro ruim, espalhe sal ou bicarbonato. Aspire em seguida.

Manter as flores artificiais

Coloque os arranjos em um saco plástico, despeje um pouco de sal e sacuda com força. Depois de lavadas, as cores do plástico ficarão bem mais vivas.



Deixe a sua casa limpa de verdade


A sujeira insiste em atrapalhar a sua tranqüilidade? Alguns truques podem lhe trazer paz num piscar de olhos
Deixar a casa limpa em tempo integral é certeza de viver melhor.

Armários limpos e sem bolor
O vinagre é a maior arma contra o mofo dos móveis. Ferva um litro e despeje numa assadeira rasa. Coloque-a dentro do móvel e feche as portas. Após três horas, mergulhe um pano limpo no vinagre e passe na parte interior do objeto. Depois de limpo, o móvel deve ficar livre da umidade, para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Para isso, coloque pedaços de carvão vegetal em um recipiente dentro do móvel. Ele vai atrair a umidade. Você pode substituir o carvão por pedaços de giz de lousa, o resultado é parecido. Evite encostar o fundo do guarda-roupa na parede e deixe-o aberto por algumas horas, pelo menos uma vez por semana. Dica: para tirar o cheiro de mofo das roupas, deixe secarem algumas cascas de laranja e ponha-as no fundo de gavetas e prateleiras. É tiro e queda!

Livros conservados
Não basta passar um paninho seco por cima dos livros para mantê-los limpos. Para evitar o acúmulo excessivo de poeira, deixe-os alinhados na extremidade da prateleira. Também elimine a umidade das páginas salpicando amido de milho entre elas. Deixe de um dia para outro e, depois, remova o pó restante. Espalhe óleo de cravo no fundo das prateleiras para evitar a proliferação de insetos e a formação de bolor. Dica: não deixe os livros encostados no fundo da estante, eles podem mofar.
Tapetes impecáveis
Para fazer uma limpeza a seco rápida e eficiente no tapete basta espalhar bicarbonato de sódio em grande quantidade sobre as manchas e retirar com o aspirador de pó após 15 minutos. Isso elimina odores e afasta insetos.



Roupa sem manchas

Que tal conhecer uns truques caseiros para sofrer menos na hora de lavar as camisas, calças e camisetas e deixá-las ainda mais limpas e macias?
Tudo em ordem:
menos esforço e mais limpeza com a roupa
Vestir uma peça cheirosinha é uma delícia.
Além do mais,lavar bem suas roupas ajuda a conservá-las melhor.
Com alguns segredos caseiros você vai deixar o guarda-roupa da família mais branco, macio e perfumado.
3 truques do tanque

1. Para a peça de cor escura não desbotar Na hora de lavar, acrescente um pouco de sal à água do molho. Outra dica é aproveitar a água em que você cozinhou espinafre. Mergulhe a roupa nessa água por dois minutos. Depois, lave normalmente.

2. Para as toalhas ficarem macias Junte 2 colheres (chá) de bicarbonato ou ½ copo de vinagre na hora de enxaguar.
3. Para deixar os panos de prato bem limpos Coloque-os de molho por 30 minutos em 25 ml de alvejante sem cloro para cada 10 litros de água.
Peças com barrados bordados, após o molho, devem ser enxaguadas com uma mistura de água e vinagre branco! Depois, lave normalmente.
Organize a lavagem Separe as roupas Faça uma pilha com as peças brancas, e arrume as outras pela cor: as escuras e as claras.
As claras podem ser misturadas às brancas, mas as escuras não, porque podem desbotar.
Deixe as peças sempre de molho Roupas coloridas devem ficar de molho por uma hora; as brancas podem ficar até seis horas.
Não encha demais a lavadora: quando as roupas esfregam demais umas nas outras, o tecido delas estraga.
Capriche nos colarinhos e nos punhos das camisas Coloque um pouco de xampu nessas partes da roupa. Esse produto ajuda a tirar as manchas de gordura mais resistentes. Proteja sua lingerie Pequenas peças, como calcinhas e sutiãs, devem ser colocadas dentro de fronhas ou sacos de tecido próprios para lavadora.
Deixe a roupa mais branca - Sol + sabão de coco: essa é a receita mais velha do mundo para branquear roupas.
Onde há sol forte, deixe as peças de molho em água com um pedaço de sabão de coco.
Se der para estendê-las sobre um gramado, melhor. - O leite tira aquele amarelado da seda branca. Lave a peça.
Deixe-a de molho por 30 minutos num balde com água e ½ litro de leite. Enxágüe.
- Bicarbonato de sódio é melhor do que água sanitária para clarear tecidos delicados. Ponha na água do molho (à mão ou na máquina) 1 g de bicarbonato de sódio ou ½ copo de bórax (alvejante vendido em farmácias). - Água e pedaços de limão ajudam a tirar o amarelo da roupa. Ferva a roupa nessa mistura.



Roupas mais Brancas

Bicarbonato de sódio é melhor do que água sanitária para clarear tecidos delicados. Ponha na água do molho (à mão ou na máquina) 1g de bicarbonato de sódio ou 1/2 copo de bórax (alvejante vendido em farmácia).

Sol + sabão de coco: essa é a receita mais velha do mundo para branquear roupas. Onde há sol forte, deixe as peças de molho em água com um pedaço de sabão de coco. Se der para estendê-las sobre um gramado, melhor.

O leite tira aquele amarelado da seda branca. Lave a peça. Deixe-a de molho por 30 minutos num balde com água 1/2litro de leite. Enxágue.
Água e pedaços de limão ajudam a tirar o amarelo da roupa. Ferva a roupa nessa mistura.


2 Comentários :

  1. Anônimo21.11.09

    Por que nao:)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo16.4.13

    Olha o meio ambiente !!!
    Não se deve jogar remédios vencidos ou não no vaso sanitário,o local certo é para uma farmácia onde será coletados e incinerados por órgãos responsáveis !

    ResponderExcluir

Bolo de Fubá e Goiabada