4.7.14

Reaproveitamento de alimentos


Eu procuro reaproveitar quase tudo na cozinha. Mas ainda tenho muito que aprender.
Sabe  as receitas que não vão as sementes do tomate?
Então, eu não jogo as sementes fora.

Eu as coloco numa vasilha plástica e guardo-as na geladeira, para eu reaproveitá-las.
Eu as uso em molhos, no cozimento do arroz, etc.

E as gemas que sobram, ou as claras de algumas receitas?
Eu levo-as ao freezer e também uso em outras receitas.

Tem mais alguma dica?
Deixe aqui nos comentários deste post.


(post antigo editado)

12 Comentários :

  1. Caramba Silmara, eu não guardo as sementes... sabe por quê? Porque uma vez eu li ou ouvi (nem lembro!! rs) que faziam mal para os rins!?!?!?!?!?
    Será que isso é verdade? Eu nem sei... mas fiquei com isso na cabeça!!! Aí como na maioria das receitas, elas são descartadas mesmo... quando os compro já corto em cubinhos e rodelas, prontos para serem usados.
    Bjks!

    Eu aproveito cascas de limão para colocar naqueles aparelhos elétricos, contra mosquito!!! =)
    Na comida, frito batatas com casca. Faço suco de abacaxi com casca... essas coisas...rsrs

    ResponderExcluir
  2. Eu também aproveito tudo amiga!!! rs
    Depois que eu fiz o curso no SESI então, não vai mais nada para o lixo rsrs
    Aproveito cascas de frutas e legumes, talos de verduras...enfim de tudo!!! rs
    Tenha uma ótima semana.
    Beijinhos
    Ivani

    ResponderExcluir
  3. Essa dica de reaproveitar as sementes do tomate foi dez, adorei.

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  4. Dicas são sempre bem vindas, eu nunca congelei as gemas, obrigada pelas dicas!

    Um grande beijo,
    Andréa...

    ResponderExcluir
  5. Você está certa Silmara.
    Eu ainda tenho muito que aprender sobre isso.
    Valeu pelas dicas.
    Beijos.
    Claudia.

    ResponderExcluir
  6. Eu também aproveito as gemas...mas uma boa dica é usar cascas de abacaxi para fazer suco ou um gostoso chá gelado...Reaproveito também arroz para fazer bolinho ...e se sobra uma linguicinha frita...vira um bom motivo para fazer aquele delicioso feijão tropeiro....

    Bêsúú!!

    ResponderExcluir
  7. Silmara.
    Passa lá no meu blog.
    Tem um selinho pra você.
    Boa noite!
    Beijos.
    Claudia.

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de fazer roupa velha. Junta aquele resto de arroz, macarrão, feijão, carne. COloca tudo em uma panela e farinha de mandioca. é sempre uma delícia.

    ResponderExcluir
  9. Sil este post é muito bom!
    Hoje em dia com verduras e legumes muito caros temos que economizar e menos desperdiçarmos tudo isso na cozinha!
    Eu também congelo claras e gema.Os talos da couve, couve flor e brócolis eu congelo, quando for fazer uma sopa, usa-se tudo , quase não jogo nada fora, até casca de ovo usa-se para afiar as lâminas do liquidificador, na natureza nada se desperdiça!
    Muito bacana o post,gostei e aprendi mais coisas!
    Bjs pra todas!

    Cris - Kitutis da Cris

    ResponderExcluir
  10. Ah eu também não gosto de jogar nada fora.
    A semana do tomate eu não curto mesmo, só se for fazer um molho e bater tudo no liquidificador... mas talos em geral eu pico e congelo todos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá Silmara,
    Também não gosto de jogar nada fora, amiga, mas a minha dermatologista me pediu para comer tomates sem pele e o meu urologista me proibiu de comer sementes de tomates, fala sério, às vezes trituro tudo e aproveito em molhos, mas tem hora que acabo jogando fora por não saber mt como aproveitar.
    Mt bom este post.
    Bjsss
    Si

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas!! Uma agraço, Marta.

    ResponderExcluir