26/07/2011

História de avó

Dia 26 de Julho, é dia da avó.
Todo mundo tem uma história que lembre a avó.

Algo que aprendeu, com ela, histórias que ela contava ou conta, receitinhas de avó,...
Eu adoro minha avó.
Quando pequena, eu passava a maior parte do tempo em sua casa.
Também adorava minha bisavó, ela era portuguesa.

Lavava roupas pra fora.
Cuidava da casa como ninguém.
Uma limpeza só.
Aprendi com elas, muitas coisas.


A minha avó tem quase 80 anos, e ainda está moça.
Parece minha tia, até.
A minha outra avó (paterna) faleceu esse ano, infelizmente.
Com ela aprendi a fazer tapetes de retalho.

E meu primeiro relógio que tive, comprei com dinheiro do meu tapete que fiz e vendi.
Como viram, as avós, ensinam muitas coisas, que marcam pra sempre.
E você, tem uma história de avó pra nos contar?
Conte sua história abaixo.



15 Comentários :

  1. Eu adorava ira na casa de minha bisavó quando eu era pequena.
    Pois ela servia café numa linda xícara de porcelana, com um lindo pires!
    Eu me sentia gente grande nessa hora.
    Que saudades dela!
    Ela morava em Portugal, veio pro Brasil e se casou.
    O nome dela era Adelaide...
    Nossa! se ela tivesse viva, eu ia ter tanta coisa pra conversar com ela.
    Contar sobre meu blog, receitas, casa.
    Ela adorava mimar a casa!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muitas histórias com meus avós e bisavós, pois tive a oportunidade de conviver com eles por toda minha adolescência.
    Hoje tenho meus avós maternos mas paternos não tenho mais e nem meus bisavós, infelizmente.
    Passei toda minha infância e adolescência indo pra casa dos meus avós maternos nas férias. E meu avô gostava de ver a casa cheia de netos, era uma alegria pra ambos. Ele adorava contar histórias pra gente, relembrar sua mocidade e coisas que aprontou. Sempre lembro com carinho essa dedicação e prazer que ele tem até hoje com todos os netos e agora com os bisnetinhos que já estão nascendo.
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  3. Minhas avós faleceram muito cedo.
    A mãe da minha mãe faleceu quando ela tinha 15 anos.
    A mãe do meu pai faleceu quando eu tinha 8 anos.
    Ela era uma mulher forte,enfrentava a vida sem medo,uma guerreira.
    Minha mãe,nora dela a amava de paixão!
    Ela sempre dizia que tudo o que ela aprendeu,principalmente na cozinha,ela devia à minha avó.
    Minha mãe cozinhava muito bem.
    Foi uma pena não poder estar por mais tempo próxima a ela,mas foi tempo suficiente para aprender a amá-la e admirá-la!
    Beijos minha amiga,tenha uma tarde abençoada!

    ResponderExcluir
  4. Ameia nova cor Silmara!
    Ficou mais clarinho.
    Sou um pouco suspeita para falar,adoro tudo o que é bem claro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Avó é lembrança gostosa demais... Minha avó paterna me mimou o que pode. Imagino o que seria de mim se ela não tivesse morrido quando eu ainda era menina. Uma vez minha mãe deu um tapa (coisa sem a mínima importância) na mão por estar fazendo alguma arte que nem me lembro mais e minha avó fez um drama de quase derrubar o quarteirão, colocando a minha mão de molho em agua e sal, um absurdo. Com isso eu aprontava todas, pois me garantia sob suas asas...
    Já minha avó materna tinha os pés no chão e coração em Deus. Dela absorvi os ensinamentos religiosos, a coragem de ir a luta... Foi minha companheira, conselheira e deixou marcas que jamais poderão ser esquecidas... É presente em minha vida e de toda a família, mesmo já tendo ido morar com o Pai!

    ResponderExcluir
  6. Oi linda, infelizmente é imprescindível para a Sanremo que tenha o Face.
    Se vc desejar, manda o seu e-mail pra mim meublogdereceitasfavoritas@uol.com.br que eu envio um convite para você ingressar no Face.
    A maioria das parceiras agora estão exigindo, seria uma boa vc ter uma conta nem que seja somente para divulgação. Eu posso te ajudar nos primeiros passos tb.
    bjs
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Silmara
    Hoje é dia das avós, eu nem sabia que tinha um dia para elas...infelizmente minhas duas avós ja se foram...e eu sinto muitas saudade delas!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  8. Uma das minhas avós ja faleceu, mas felizmente a outra ainda está viva e para ficar :) Mora comigo e é uma santa, uma das pessoas mais sociaveis que já conheci, e muito forte :) que seriamos nós sem as nossas avós? :)

    ResponderExcluir
  9. A minha avó se chamava Pastora, eu adorava passar férias na casa dela. O café da manhã, ai que saudades! Leite de cabra quentinho,cuscuz de fubá, ovos mexido, um sabor inigualável. O fogão era à lenha a comida uma delícia! Saudades vó.

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga como vai? Seu blog está sempre um espetáculo! Não tenho muito o que contar da minha avó pois a perdi muito pequena, mas se Deus quiser pretendo ser uma avó do tipo que não tive, para terem tudo de bom pra contar de mim. Beijos e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  11. Ciao, che bel post....io purtroppo i nonni non c'è li ho più....la mia nonna materna, che io adoravo è morta qualche anno fa!!
    Se ti va passa a trovarmi, c'è un pensierino per te!
    Buona giornata

    ResponderExcluir
  12. Ciao ti seguo da Roma, Italia!

    ResponderExcluir
  13. Olá Silmara,ah,já não temho mais meus avós,mas lembrando dia 26/07 é dia dos avós(avô e avó),convivi muito com eles,minha avó paterna conheci pouco mas era muito vaidosa vivia comprando roupas,minha avó materna era diferente sempre trabalhou fora(roça),não gostava de serviços domesticos e falava pra mim não perder muito tempo dentro de casa,adorava dançar e contar piada e cozinhava muito pratos salgados,meus avôs eram igualmente pessoas cultas que liam muito aprendi a gostar de ler com eles,faleceram aos 95 anos,(ambos)

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, vou contar uma histórinha da mãe da minha mãe vó Georgina:
    Um dia ela pediu para eu fazer pão integral na casa dela, ela mora no Norte do Paraná. Fiz um pão lindo, o aroma na casa toda.. daí uma vizinha a chamou no portão e a vó Georgina disse assim: rápido..rápido esconde o pão no forno porque essa vizinha é comilona e vai comer tudo meu pão.. saiu correndo entrou na cozinha e rápido colocou os pães no forno novamente. Gente ela atendeu a vizinha com uma cara...rsrs e a vizinha assim respirava e olha pra toda cozinha..tipo assim procurando o pão...eu quase morria de vontade de rir!!! a cara das duas era muito hilário!! E pense..a vizinha ficou tempão lá em casa..depois mais tarde foi embora. Daí falei vó ce viu a cara da mulher??? Minha avó disse: Ahhh tou nem aí... ela é uma comilona e se eu colocasse na mesa ia comer tudo meu pão gostoso!!! kkkk Faleiii ahh vó era só pedir que eu fazia outroo..aiaiaiai gente foi muito engraçado a cena! Vovó faz em setembro 80 anos, muito lúcida e de um humor impecável, aprendi muito com ela..a limpar casa, ser uma ótima dona de casa!
    Vó Georgina eu te amo!!!!

    Bjs Sil adorei o post !!

    ResponderExcluir
  15. O nome da minha bisavó era Maria Adelaide Mateus da Costa. Nasceu em 1.907, mas veio de Portugal em 1.917 de navio, da época. legal né?

    ResponderExcluir

Bolo de Fubá e Goiabada