27/03/2012

(1°) Entrevistando as "Estrelas da Casa" - Catarina Sabalo Barea Delgado

Catarina Sabalo Barea Delgado 49 anos, é artesã, dona de casa e blogueira. Reside em Rio Claro - SP, Brasil.
Agora, vamos conhecer um pouco, como Catarina faz cuidar de sua casa sem o auxílio de uma ajudante doméstica, como muitas de nós cuidamos.


 =====

 Casa e Fogão - Como você consegue cuidar de sua casa sozinha?
Catarina - Eu me considero uma pessoa organizada. E sendo assim com tudo organizado em seu devido lugar fica mais fácil, cuidar da casa sozinha. Eu tenho por hábito fazer duas vezes por ano, uma boa limpeza no sentido de tirar, tudo aquilo que não está sendo usado e só está entulhando armários e guarda-roupas. Faço doações no caso de roupas, sapatos e coloco o que pode ser reciclado para o pessoal da cooperativa que passa recolhendo o lixo reciclável.
No meu dia a dia, após fazer e tomar o café da manhã, eu começo cuidando do meu gato e da minha cachorra. E com isso já aproveito e varro o quintal de trás e a garagem.
Depois venho para dentro de casa e vou arrumar os quartos, arrumo as camas e ajeito alguma coisa que precise, e passo para os banheiros. Enxugando, trocando os saquinhos dos cestinhos, passando Veja nos lavatórios e também nas bacias. Passo para a sala, onde dou uma ajeitada nas almofadas, nas capas dos sofás e ela já fica em ordem. Por último vou para a cozinha, eu tenho o costume de lavar a louça do jantar, sendo assim pela manhã só tem a louça do café para lavar.
De segunda-feira eu lavo as roupas de camas, as toalhas e roupas de uso pessoal. Na terça-feira eu passo as roupas.
Uma vez por mês eu faço uma boa limpeza geral, para isso separo dois dias: quinta-feira lavo os quintais, limpo as janelas e portas, limpo a geladeira, o microondas por dentro, o fogão também.
Na sexta-feira fica para lavar os banheiros, limpar os móveis e o chão.
E ai nos demais dias eu vou conservando essa limpeza, até a próxima.

Para criar a minha lista de tarefas, eu fui vendo o que era prioridade dentro de uma casa. Percebi que a organização das coisas e manter uma rotina são a maneira mais fácil de cuidar dos afazeres domésticos. E esse método tem dado certo para mim.


 CF -  Qual tarefa doméstica, acha mais difícil?
 C- Não diria difícil, mas trabalhosa, é fazer a faxina na cozinha. 

 CF -   Qual tarefa que não gosta de executar, mas faz porque precisa mesmo? 
 C - Eu diria que são duas, limpar a geladeira e passar roupa. 

CF -     Sente falta de ter uma ajudante em casa? 
C - Já teve época que sim, mas agora já estou tão adaptada da maneira como me organizei que não sinto falta de uma ajudante. 

CF -  O que te motiva a cuidar de sua casa sozinha? 
C - É que sozinha eu posso fazer as coisas do meu jeito e no meu ritmo. Eu vejo onde tem que limpar, não preciso ficar falando para outra pessoa o que ela tem que fazer. E depois a sensação do dever cumprido é muito boa. Ver a casa limpinha e cheirosa proporcionando um bem estar para mim e para o meu filho é muito gratificante. 

CF -  Tem alguma dica que queira passar pra nós, donas de casa? 
C - Sim. Organização em primeiro lugar.  Organize seus armários, guarda-roupas, despensa e tudo o que precisar e mantenha essa organização. Crie uma rotina diária para você e para os seus afazeres. A rotina e a organização vão ajudá-la a cuidar de você e da sua casa. Com a rotina você fica menos sujeito aos imprevistos do dia a dia e isso diminui o estresse. Desentulhe, fique somente com o que você usa realmente. Ai você vai ver que ainda sobra tempo para fazer outras coisas que você gosta. 

CF -   Uma pergunta com resposta, que gostaria que eu tivesse feito á você e não fiz. 
C - Sim tem uma:
P: E quando há imprevistos, como fazer?
R: Ninguém está livre de imprevistos resolva o que for preciso no tempo que for necessário. As coisas vão sair um pouco fora da rotina, mas depois faça os afazeres que ficaram atrasados e entre na rotina novamente, se você já criou uma rotina e tem uma organização você consegue colocar tudo em ordem rapidamente. É simples!


Facebook:   Catarina Sabalo Barea Delgado
     Blog: www.minhacasaeudecoro.blogspot.com.br


Para saber como participar da seção "Estrelas da Casa" , clique aqui.

7 Comentários :

  1. Adorei a entrevista. Concordo com a Catarina que com organização sim é possível manter a limpeza e trabalhos domésticos em dia !! Parabéns pela entrevista !! Super bjs

    ResponderExcluir
  2. Anônimo28.3.12

    Quantas coisas serão aproveitáveis! Parabéns! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá Silmara!
    Adorei a entrevista da Catarina! Parabéns pela ideia e iniciativa! Essa troca, será de grande valia para nós donas de casa!! Beijos, Laine.

    ResponderExcluir
  4. AMIGA OBRIGADA PELO E-MAIL!
    EU NÃO TIVE TEMPO DE PASSAR POR AQUI, ONTEM O MEU DIA FOI MUITO CORRIDO.
    GOSTEI DA ENTREVISTA, MUITO LEGAL!
    EU TBM SOU DONA DE CASA E AMO CUIDAR DA MINHA CASA E DA MINHA FAMÍLIA.
    PARABÉNS PELO POST, AMEI!

    BEIJINHOS, FICA COM DEUS!

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga,
    Ótimas dicas da Catarina,organização é tudo numa casa!
    Bjsss
    Si
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  6. Amei a entrevista Catarina!
    Me identifiquei em muitas coisas que escreveste!!
    Eu como vc cuido da minha casinha sem auxílio de ninguém , é cansativo mas amo !!

    Um abraço apertado !!
    Parabéns pela participação!

    Parabéns pela oportunidade Silamara , adorei seu espaço!

    Bjs

    ResponderExcluir

Bolo de Fubá e Goiabada