15/04/2012

Picando cebolas com carinho




Picar cebolas com carinho! Como isso?
Perae, que vão entender melhor.

Amigas,


Sou daquelas que não acredito em coincidências. Acho que tudo tem um por que. E que os fatos que nos ocorre, as pessoas que cruzam em nossas vidas, não são por acaso.
No ano passado compartilhei com vocês a visita do Programa Jogo de Cintura da TV TEM, filiada da Rede Globo, em minha casa. Então, eles não vieram somente para realizar um sonho que tinha, e sim pra deixar alguns ensinamentos que talvez eles nem tenham percebidos.
Aos poucos, contarei um por um.
Mas hoje quero falar das "cebolas picadas".

A Dani e a Marli picaram os alimentos nos mínimos detalhes, inclusive as cebolas. E isso me impressionou.
Confesso que por mais gostava de cozinhar, não tinha muita paciência de deixar as cebolas bem picadinhas.
Quando as vi bem picadinhas! Senti vergonha de mim!
Desde então, passei a cortá-las com caprichos.

E ontem falando com uma pessoa, ela falou que esses dias fez um prato e cortou as cebolas diferentes, e ficaram bem bonitas.
Até disse á ela, que iria cortar assim, embora já tivesse feito esse tipo de corte, mas que postaria no blog.
Então por isso, resolvi fazer este post.


  • Foto n° 01 as cebolas estão bem cortadinhas (Mas tenho que melhorar mais)
  • Foto n° 02 coloquei a cebola em pé, e piquei-a em pé mesmo, dando esse feito bonito.
  • Foto n° 03 para cortar meus legumes em casa, uso uma tábua de corte, uma faca afiada e essa espátula que paguei 1 Real.  Com ela retiro todo o legume cortado da tábua, com mais facilidade e higiene.  É um utensílio simples, mas faz toda a diferença pra mim.
Foto 01

Foto 02



Foto 03


"Tudo que você fizer em sua  casa, se você colocar carinho, sairá bem melhor!
E quanto mais vivemos. Mais aprendemos."

17 Comentários :

  1. Obrigada por partilhar esses truques, também não corto as cebolas direitinhas, mas com as tuas dicas vou começar a fazê-lo.
    Beijinhos Bom Domingo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Silmara, preciso mesmo que Deus me abençoe.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Anônimo15.4.12

    Obrigada adorei vou fazer igual só não tenho essa tábua bonita a minha é branca mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo15.4.12

    Adoro tudo picadinho o prato fica muito mais bonito feito com capricho.

    ResponderExcluir
  5. Olá..boa noite! Adorei as dicas! Faca show!
    E claro, concordo que carinho é tudo na hora de cozinhar!
    Bjs e uma ótima semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  6. Oi Silmara!
    E aí minha amiga, já está melhor? Lembre-se de continuar tomando muito líquido, hein!!?
    Também tenho essa preocupação: cortar tudo bem picadinho, até porque, as crianças aqui não gostam de "negócios" elas se referem assim, quando percebem cebola, pimentão na comida!rsrs Mas também acho bonito, como na comida oriental, pedaços grandes (como na sua 2ª foto)de legumes coloridos! O corte dos legumes e temperos, dependem do prato que vamos preparar! Adorei as suas dicas! Essa troca é muito rica.
    Um grande abraço! Laine.

    ResponderExcluir
  7. Oi Silmara
    Não cozinho sem cebolas, mas confesso que não tenho a menor paciência para picar bem miudinho.
    Meu marido quando aparece pra me ajudar ele pica tão pequenininho, que fica uma beleza.
    Concordo com você se pusermos carinhos nas coisas que fazemos, elas ficarão muito melhores.
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Eu também gosto da cebola bem picadinha. Aprendi em alguns vídeos no youtub. FIca mais gostoso cozinhar.Faço a mesma técnica com o alho

    ResponderExcluir
  9. Boa noite minha querida!
    Amei as dicas!!
    Muitas coisas parecem tão simples mas requer certa habilidade!

    Uma feliz semana para ti!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Silmara, eu costumo picar a cebola picadinha, mas confesso que esse picadinho precisa melhorar.
    Do jeito que está corada na foto 2, eu costumo picar quando eu faço uma receita de frango xadrez, fica bonito no prato.
    Um linda semana para você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. a gente nao sente muita vontade de ficar muito tempo mxendo co a ceola né?
    mas realmente, temos q nos inspirar e fazer bonito.
    adorei a ideia de tu usa a espatula, bem facil de retirar da tabua né?
    adorei.
    beijos!
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Realmente flor, tem coisas que a gente não dá importância, mais se pensarmos bem...realmente tudo que fazemos devemos por muito amor a carinho, até mesmo cortar uma simples cebola. Adorei as dicas.

    bjus

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  13. Obrigada por partilhar.

    Beijinho e boa semana

    ResponderExcluir
  14. Sil tem uma tag pra você lá no meu blog, passa lá!
    Bjos e bom dia...

    ResponderExcluir
  15. Olá amiga,
    Ótimas dicas, também gosto da ebola bem picadinha. Embora aqui em casa eu tenho que fazer uma cebola praticamente "invisível", rs, porque se o marido achar ele tira do prato e isso me aborrece, rs. Mas cozinhar sem cebola não consigo, acho que a comida fica sem graça.
    Adorei esta espátula, mt prática!
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  16. Eu sou muito chata com a cebola.. tenho que cortá-la bem miudinha.

    Faço isso picando as camadas da cebola uma a uma.

    Acho que demoro mais tempo cortando a cebola do que cozinhando
    siodhishdioasdhsaiod

    mas sou assim.. fazer o que

    ResponderExcluir
  17. kelly correia8.5.12

    oi Silmara me matava de picar cebolinha c/ a faca,sabe como faço agora? junto todas na mao e corto com tesoura de cozinha ,ta mais rapido,uma boa dica p/ suas leitoras. abraçoos!!

    ResponderExcluir