7

17.8.14

Pudim de padaria feito na panela de pressão



"A Catia Fonseca do programa Mulheres, que me inspirou a começar a fazer pudim na panela de pressão. Ou seja, ao invés de assar a receita em banho maria, assa na panela que é mais rápido! Agora só faço assim!"

Ingredientes

Pudim

03 ovos
 Meio litro de leite
02 xícaras (chá) de açúcar (bem cheia)
01 xícara (chá) de trigo (bem cheia)


Calda

02 xícaras de açúcar

Modo de fazer

Calda

Coloque numa panela o açúcar e leve ao fogo para caramelizar. Dê sempre uma mexida para não queimar.
Depois de caramelizada, coloque na forma de pudim. Espalhando-a.
MUITO CUIDADO PARA NÃO SE QUEIMAR. QUANDO ESTIVER PREPARANDO-A, NÃO DEIXE CRIANÇAS E NEM PETS POR PERTO.

Panela de pressão

Coloque água na panela de pressão, que fique na metade da forma.
Eu faço assim:
Coloco um pouco de água na panela e depois coloco a forma lá dentro e afundo-a com minha mão para ver se depois de cheia ficará pela metade.
A água tem que ficar pela metade da forma com ela já cheia, por isso que a afundo.
Não coloque a água com a forma cheia da mistura do pudim. Pode entrar água e desandar a receita.

Pudim

Bater todos os ingredientes no liquidificador.
Despeje a mistura na forma já caramelizada.
Coloque a forma dentro da panela já com água e tampe.
Assim que a panela pegar pressão, conte 15 minutos e desligue.
Deixe sair à pressão naturalmente.
Espere esfriar para desenformar o pudim.
(ele pode ser assado também em banho maria)

Cuidados

A forma que uso é pequena. Ela tem que ficar folgada lá dentro da panela.
A panela que uso é de 4 litros e meio.
Jamais tire a pressão com a colher ou com a panela de baixo da torneira. Nem tire o pino da tampa.
Deixe que ela saia naturalmente.
Tome muito cuidado com a panela de pressão. Ela pode explodir.

23 Comentários :

  1. Anônimo16.8.14

    Que legal Silmara adoro a Catia Fonseca assisto todos os dias é ótimo né e as receitas são demais adoro.Adoro pudim vou fazer hoje mesmo adoro suas receitas espero que as coloque todos os dias obrigada,com as fotos fica bem explicado.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo17.8.14

    Silmara você disse que agora só faz pudim na panela de pressão é qualquer receita de pudim?Muito bom e econômico né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim
      A receita do pudim de leite condensado é:

      Ingredientes
      03 ovos
      01 lata de leite condensado
      a mesma medida da lata de leite de vaca

      Bato tudo no liquidificador. Coloco em forma caramelizada. O mesmo processo acima. Mas o tempo na pressão é menos, de 11 minutos.

      Excluir
  3. Anônimo19.8.14

    Legal adorei obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo14.1.15

    Silmara sua panela de pressão é chique qual marca?A minha panela é daquelas simples dá pra fazer nela?Como calculo o tempo de outros sabores de pudim obrigada.

    ResponderExcluir
  5. A minha panela é da NIGRO. Comprei na Pernambucanas. O investimento vale a pena!
    Já faz um tempinho que a tenho. É ótima!

    Mas naquela do modelo mais antigo, dá para fazer normalmente.

    Pudim de leite condensado - 11 minutos

    Ainda não fiz de outros sabores. Sempre faço de leite condensado e padaria. Qualquer dias desses fazerei de leite ninho dai digo aqui.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo18.1.15

    Vou ter que comprar uma panela dessa a minha é aquelas antigas e não cabe.

    ResponderExcluir
  7. O lance não está na panela e sim na forma de pudim. Você tem que comprar uma do tamanho que caiba dentro dela.
    Eu já tinha essa panela, e fui e troquei o tamanho da forma. Eu medi o diâmetro da panela e levei a medida comigo na loja. Minha forma é bem pequena. No caso a sua, você terá que medir o tamanho da boca da panela.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo21.1.15

    Vou medir então obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo21.5.15

    A fôrma pode ficar bem justa na panela?Não ficou sobrando muito espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode ficar justa. No mínimo tem que sobrar uns três dedos.

      Excluir
  10. Anônimo21.5.15

    Minha panela é do tamanho da sua qual é o tamanho da sua fôrma a minha é 18cm de diâmetro e fica justa obrigada.

    ResponderExcluir
  11. A minha panela mede 25cm de diâmetro e a forma 18cm.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo23.5.15

    Silmara a panela que comprei a marca é diferente da sua é clock como disse cabe a fôrma de 18cm,mas a panela mede 20cm não sobra espaço será que dá certo,quero tanto testar a receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você tem que imaginar é de como você vai conseguir tirar a forma de lá dentro? Mesmo a minha sobrando eu tenho que esperar esfriar para tirar.
      Não conselho a fazer nessa.
      Eu preferia comprar uma forma de pudim menor ainda.
      Existe porque já v. Quando fui comprar a minha eu levei a medida da minha panela de pressão. porque a que eu tinha em casa não dava.

      Excluir
  13. Anônimo2.6.15

    adorei essa forma de fazer pudim; vou tentar fazer. legal as dicas

    ResponderExcluir
  14. Anônimo2.6.15

    obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo5.7.15

    Será que existe fôrma de 15cm?

    ResponderExcluir
  16. Anônimo23.12.16

    Temos que usar a tampa da forma ou só precisa tampar a panela?

    ResponderExcluir
  17. Eu posso substituir o leite por água ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fica bom. Acho que não vai dar certo. Pode usar leite de arroz.

      Excluir