9.3.15

Cápsula do Tempo - Faça a sua

Vocês já ouviram falar em cápsula do tempo?

É um recipiente que guardamos informações, objetos, fotos de uma família. E que no futuro ele possa ser achado por pessoas que leiam e vejam a história de uma geração.

Vou tentar explicar como se faz na prática:

-Você reúne objetos, fotos ou mesmo numa cartinha escritas a mão ou digitada, a história de sua família. Colocar um livro, uma receitinha, um pendrive com vídeo...
(Nome da família. Quantos membros são? Membros pets? A história da casa em que moram, o que a família gosta de comer... etc. etc...)
Não esqueça de colocar a data que você criou a Cápsula.

-Coloca tudo isso, ou apenas um objeto que seja, e guarda dentro de alguma coisa, que não se deteriore com o tempo. Pode ser uma caixinha de madeira bem lacrada, uma lata, um pote de vidro bem fechado, um pote de plástico, ou até mesmo uma garrafa pet.

-Escolha um lugar de sua casa para armazená-lo.

Você pode colocar:

  • Dentro da parede, embaixo do chão, caso você esteja construindo ou reformando sua casa.
  • Cavar um buraco no quintal.
  • Mas tem que ser num local de muito difícil acesso.


Objetivo

  • No futuro, que alguém possa encontrá-la. E conheça uma parte da história daquele patrimônio.


De acordo com estudioso, a expressão Cápsula do Tempo começou a ser usada a partir de 1937. Mas a ideia é tão antiga quanto os primeiros assentamentos humanos, só apenas deram um nome mais específico.

 “Eu como adoro conhecer histórias de pessoas e contar também histórias, já estou preparando a minha Cápsula do Tempo em casa. Claro que não vou contar onde vou escondê-la. Mas quero que no futuro bem distante, alguém possa conhecer a minha história de vida, a história da minha família.
Uma vez meu falecido tio, me deu de presente um livro de receita que ele achou na casa onde foi morar. O livro estava muito bem escondido. estava assinado e com a data de 1978.”

No site Wikipédia vocês terão mais detalhes sobre a história da Cápsula do Tempo.

Gostaram da ideia?
Quer fazer uma também?

Veja abaixo algumas ideias de Cápsulas do Tempo que você mesmo pode fazer em casa.






Fotos: Via

5 Comentários :

  1. Anônimo9.3.15

    eu nunca tinha tido essa ideia. Agora lendo o que você escreveu, me deu vontade de fazer uma também. Moro em minha casa desde que nasci. Casei e continuo lá. Obrigada por compartilhar dicas conosco.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9.3.15

    Mostra a sua quando estiver pronta.

    ResponderExcluir
  3. Fabiana9.3.15

    Já comuniquei minha família que neste final de semana vamos fazer nossa cápsula. Estou reformando meu apartamento mas vou colocá-la entre as paredes.

    ResponderExcluir
  4. Amei! Vou providenciar a minha!

    ResponderExcluir