31.3.15

Pão sem ovos e sem leite

Nos primeiros 02 anos de casamento, eu fazia pães todos os dias em casa. O dia que não era pão era bolo.
Onde eu morava não tinha padaria, nem lugar onde vendesse pão. Se eu quisesse comprar pão, tinha que viajar uns 30 quilômetros.

Minha mãe tinha ganhado uma receita de pão que não levava ovos e nem leite. Mas como ela tinha perdido a receita, eu fui adaptando de acordo com o que ela fazia. Assim eu fazia meu pão, que não tinha ovos e não tinha leite.
É uma receita econômica. Vai água, óleo, sal, vinagre, açúcar, trigo e fermento de pão.
Até hoje faço, só que não mais todos os dias, porque não preciso mais viajar para comprar pão.



Ingredientes

01 xícara (chá) de óleo
60 gramas de fermento para pão
01 colher rasa (sopa) de açúcar refinado
Uma pitada de sal
02 colheres (sopa) de vinagre
02 xícaras (chá) de água morna
05 xícaras (chá) de trigo (bem cheias)

Modo de fazer

Bater no liquidificado por 02 minutos, todos os ingredientes menos o trigo.
Numa tigela colocar o trigo e acrescentar a mistura batida.
Misture com ajuda de uma colher de pau (a massa ficará meio mole).

Unte a forma (de pão de forma) com margarina e polvilhe com fubá.
Coloque a massa (dependendo do tamanho da forma dá dois pães).

Deixe acrescer até dobrar de tamanho.
Asse em forno de 180 graus.

Fica fofinho.







Já conhece os produtos Palhinha?

8 Comentários :

  1. Anônimo31.3.15

    vou fazer em casa. adoro suas receitas

    ResponderExcluir
  2. Anônimo31.3.15

    VOU COMPRAR FORMA DE PÃO PARA EU FAZER E FICAR MELHOR.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo31.3.15

    Silmara sabe como congelar pão? Laudelinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laudelinda,

      Eu congelo depois de assado. Procuro congelar em fatias para ficar melhor. Pra comer, eu retiro do freezer, deixo uns cinco minutos fora e levo ao forno baixo. Quando começar a cheirar pão eu já dou uma olhadinha se já está bom. É coisa de minutos. Tem que ficar de olho se não torra.

      Excluir
  4. Anônimo31.3.15

    Primeira vez de vir te visitar e gostei. Vou voltar. Até

    ResponderExcluir
  5. JuliaG.31.3.15

    Já imprimi a receita e guardei em minhas pastas.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo31.3.15

    Que fácil e econômico adoro suas receitas vou fazer hoje,Silmara mostra fotos da sua cozinha.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo20.7.15

    É bem melhor fazer pão e bolo em casa Silmara adorei sua receita muito econômica,se fosse você voltava fazer pão todos os dias essa receita é muito fácil e econômica.

    ResponderExcluir