6.6.17

Manjar que a minha avó fazia para vender





Minha avó fazia esse manjar para vender. Ela vendia muito para as crianças, que até alguns anos atrás, era muito comum ver na minha cidade, pessoas vendendo doces na hora do recreio. Ficavam vendendo no portão da escola.
Mas minha avó vendia em casa mesmo. Ela tinha uma plaquinha no portão de sua casa, divulgando que vendia sorvetes, manjares, salgadinhos, pamonha.

Esse manjar era um dos docinhos mais vendidos. O preço era barato e muito gostoso! As crianças adoravam!
Minha avó usava aquele Ki-Suco para fazê-lo. Dava um sabor especial!
Hoje em dia ela não faz mais para vender. Quando faz, faz para a família comer. 
O custo do manjar é bem baixo, fácil de fazer e um docinho gostoso.
Esses dias fiquei com saudades de comer e fiz em casa.

Ingredientes

01 litro de água
01 pacotinho de suco do sabor que desejar (usei o de uva)
150 gramas de amido de milho
Açúcar a gosto

Modo de fazer

Colocar todos os ingredientes numa panela e misturar.
Levar ao fogo e mexer. Quando levantar fervura, abaixar o fogo para não queimar. Assim que engrossar, continuar mexendo mais um pouco até cozinhar bem.  Mais ou menos uns dez minutos. Colocar num refratário ou em forminhas que desejar. Aguardar esfriar um pouco e levar para geladeira para gelar.

Para vender, minha avó usava de colocar em potinhos de Danone. E desenformava numa folha de papel, como fiz na foto.



4 Comentários :

  1. maria angela6.6.17

    Gostei da receitinha da sua avó, vou fazer para minhas crianças aqui, obrigada pela partilha.

    ResponderExcluir
  2. Puxa vida, adorei a lembrança que você tem de sua avó.
    Minha avó paterna foi muito mimada e não lembro de fazendo nada.
    Minha avó materna que eu adora, gostava de costurar.
    Não tive familiares bons de cozinha.

    Acho que vou acertar a fazer.
    Mas, depois que tira da forminha, ele não se desmancha?

    Vou vê o filme que você indica, viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desmancha e fica bem firme.
      Essa minha avó ela tem mais de 80 anos. É bem produtiva pela idade dela. Lava, passa e cozinha todos os dias, na casa dela. Veja acho que o filme e bom. AInda não tive a oportunidade de assisti-lo.

      Excluir
  3. Anônimo8.6.17

    vou fazer também

    ResponderExcluir

Bolo de Fubá e Goiabada