02/03/2009

Dica pra preparar massas


Massas Secas


Calcule 1,5 litro de água para cada 100 gramas de massa. Adicione sal a gosto e um fio de óleo. Quando a água estiver em franca ebulição, adicione a massa. Mexa suavemente com um garfo, apenas para separar os ninhos. Cozinhe por cerca de 4 minutos ou até que a massa esteja al dente.


Escorra a massa, regue com um fio de azeite, acrescente o molho de sua preferência e sirva a seguir.


Dica: Se não for servir a massa na hora, após o cozimento mergulhe a massa em uma panela com água fria ou gelada e um pouco de óleo. Isto interromperá o processo de cozimento. Escorra então a massa, regue com o óleo, misturando para que não grude e reserve até o momento de servir.


Massas Pré-cozidas


Distribua um pouco de molho no fundo da travessa. Acrescente a massa, cobrindo com o restante do molho. Escolha uma das maneiras de aquecer.


No forno: Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido, em temperatura baixa, por cerca de 20 minutos.


No microondas: Aqueça por 2-3 minutos em potência alta (o tempo pode variar em função de diferenças de modelo e marca de microondas).


Em banho-maria: Coloque uma assadeira com 3 dedos de água sobre a chama do fogão. Coloque dentro a travessa coberta com papel alumínio. Aqueça por cerca de 10 minutos.


Outras dicas


Mantenha o fogo forte do início ao fim do cozimento. O macarrão deve ser sempre cozido "al dente", ou seja, firme e consistente.Também devemos lembrar que seu cozimento continua fora da água, até o resfriamento. O tempo de cozimento do macarrão vem, normalmente, indicado na embalagem. O normal é que leve de 8 a 11 minutos.


Para saber se o macarrão chegou ao ponto certo, não há melhor regra que aquela de extrair um fio e mastigá-lo. Escorra bem o macarrão em um passador e sirva com seu molho preferido.
Não refresque o macarrão em água fria, somente no caso de saladas.


Para cada pessoa, calcule de 80 a 100 gramas de macarrão cru.Como o seu volume triplica depois de cozido, essa quantidade passará para 250 gramas.


Nunca aqueça o macarrão, mesmo que seja em banho-maria.


Não quebre o espaguete para colocar na água.


O macarrão deve ser servido, de preferência, imediatamente após o cozimento.


Para sopas, cozinhe o macarrão até um pouco antes do ponto desejado e coloque na sopa antes de servir.


Fonte: web

3 Comentários :

  1. Sil....amo macarrão!
    Humm com essas dicas fazer um macarrãozinho alho e óleo vai ficar delicioso!!!
    Gostei das dicas!!

    bjão querida!

    ResponderExcluir
  2. AMEI SEU BLOG ESTA DEMAIS..QUERIA FAZER TODAS RECEITAS...BJINS

    ResponderExcluir
  3. Adoro uma massinha al dente! Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir