14/09/2011

Organizando os alimentos na despensa

A leitora Carla e  Julia, me pediu pra dar alguma dica de como organizar a despensa de alimentos.
Como prometido, vou dar minhas dicas.

Em primeiro lugar, procure um local adequado, para armazenar seus alimentos. Sem úmidade.
Eu comprei um armário multi uso, para fazer de minha despensa, pra não sobre carregar meu armário de cozinha, que não tem pés..
Coloque tudo por categoria: Macarrão, com macarrão; arroz, com arroz; enlatados, com enlatados; e assim por diante.
Uma dica: colocar todos rótulos, dos enlatados, vidros, etc... voltado pra frente.
E das demais embalagens, também, em sequência.
Fica com aparência, de "tudo organizado".
Separar uma parte do armário, somente para colocar alimentos já com embalagem aberta.
Bolachas e enlatados, dá também, para guardar em gavetas.
Bom, cada organização, varia muito de onde ela será organizado, ou seja, o tamanho e espaço do armário.
Mas nada impede de termos uma despensa organizada.
É só fazer uma análise, antes de começar a organizar.
E se caso a primeira organização, não ficou bacana, como queria, reorganize!
Em casa, faço muito disso: Eu organizo, mas não ficou como queria, eu mudo de novo...
Espero que tenha ajudado um pouco com essas dicas.
Quer compartilhar sua dica conosco? Deixe no comentários abaixo.

Obs.: O meu armário multi uso, que faço de despensa, é igual a esse clique aqui para ver

50 Comentários :

  1. Olá Sil,boa noite!
    Muito prática sua dica, aqui em casa eu não costumo fazer diferente não.
    Acredito que por mais simples que seja uma cozinha com boa organização tudo fica lindo e charmoso.
    E até me lembrei de um filme com a Julia Roberts em que seu esposo(no filme) era obsecado por organização os alimentos enlatados tinham que estar em perfeita ordem,as toalhas de mãos no banheiro bem alinhadas.
    O nome do filme é:DORMINDO COM O INIMIGO
    Beijoss da Pri.

    ResponderExcluir
  2. Pri, que boa dica de filme você deu.
    Mas eu sou assim também, gosto de tudo alinhadinho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi silmara fiquei muito feliz em conhecer o seu cantinho me emocione com sua história assisti todos os videos e que simpátia de pessoa que vc é adorei as dicas pronto já virei fã, assim como vc também amo minha casa adoro cuidar dela então vou voltar sempre aqui pra gente trocar dicas bjs!

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana a dica, gostei demais, abraços
    Andreia Fargnoli
    deiafargnoli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas Silmara!
    Por acaso você não quer ser sócia de uma organizadora?rsrs
    Estou precisando refazer minhas organizações aqui em casa,não esquecerei das suas dicas minha amiga!
    Beijo e linda noite!

    ResponderExcluir
  6. Oi SIlmara,
    Obrigada pelas dicas.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. QUERIA SILMARA, AMO VIR AQUI NO SEU CANTINHO, APRENDO MUITO COM VOCÊ!
    VALEUUUUUUU!

    BEIJOS E BOA NOITE!

    ResponderExcluir
  8. Eu organizo mais ou menos parecido com as suas dicas! Gosto de ver tudo sempre bem arrumadinho...hehehe

    Bjss querida e uma maravilhosa quarta!!

    http://toutlamour.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Silmara muito bom esse seu post, agosto muito de te visitar pois sempre tem ótimas novidades e dicas excelentes. Obrigada por compartilhar querida....bjokas

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, eu estou bem, ainda estou de repouso, mas sempre dou uma olhadinha por aqui e por ali. Estou tentando ser mais organizada pra facilitar minha vida, menina usei o vinagre na limpeza e amei, agora já tem um garrafa junto com o material de limpeza.
    Bjos fica com Deus...

    ResponderExcluir
  11. Aqui em casa minha dispensa e muito pequena infelizmente nao consigo uma organização do jeito que gostaria, sempe tem alguma lata na frete de umm açucar ou oleo na frente da farinha.
    Gostei muito ds sua dicas.
    Beijinhos

    Marcia Gullo
    http://blogdagullo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Marcia
    Minha despensa yambém é bem pequena.
    Faço milagre com ela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    Se tem uma coisa queu eu gosto é organizar, dispença , guarda-roupa, geladeira é comigo mesmo. Hoje foi o dia ! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga, bom dia!

    Adorei suas dicas... simples, práticas e funcionais... Sempre que posso tento organizar melhor meu armário (que por sinal está esperando um novinho vindo do marceneiro...) mas imagina: tenho uma filhota pequena com menos de dois anos que agora aprender a abrir a porta desse armário e então... lá se vai tudo ao chão... resultado: agora tudo fechado à chave (esse armário que ainda está aqui é daqueles antiguinhos que ainda tinham chave.

    Adoro seu espaço!!!Parabéns pelo ótimo trabalho.

    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  15. Gostei das dicas!!
    A despesa fica bem mais harmoniosa,e sem falar que a gente encontra o produto mais rápido,assim nos ajuda e muito na hora de fazer a comida.
    Aqui em casa também fico de olho na validade dos produtos.
    um super beijo,
    Gabi

    ResponderExcluir
  16. Carla15.9.11

    Silmara vou seguir todas suas dicas adorei,vou organizar que nem você obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Julia15.9.11

    Silmara maravilha suas dicas vou organizar hoje mesmo e comprar um armário multi uso,Silmara o que você colocou nesse pote verde da foto? Obrigada amo sua cozinha estou copiando tudinho,já organizei as colheres adorei.

    ResponderExcluir
  18. Que legal vou organizar hoje mesmo adoro sua cozinha é linda estou aprendendo deixar a minha bonita igual a sua.Silmara ensina pra gente como organizar dentro da geladeira e congelador e como organizar as panelas.Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Marcia16.9.11

    Silmara estou fazendo minha cozinha que nem a sua,também gostaria de colocasse como organizar a geladeira,o congelador,as panelas,e que colocasse foto do seu caderno de receitas que deve ser cheio de delícias,assim vamos copiar tudinho adoro.Obrigada.Adorei sua pia.

    ResponderExcluir
  20. Amigas, os pedidos, já estão anotados!

    ResponderExcluir
  21. Andreia21.9.11

    Silmara estou organizando minha cozinha que nem a sua,o que você colocou nesse pote verde? Quero fazer igual.Obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Sil querida,
    Fico sempre com saudades de passar por aqui. Ai,ai,ai...tem tantas novidades!Bom, eu amo organização e aqui em casa tudo tem o seu devido lugar.Eu faço questão de arrumar a minha despensa quando chego das compras, adoro!Setorizo todos os produtos e procuro deixá-los em fileiras!A sua organização ficou maravilhosa, é muito bom ver tudo arrumadinho!UM MÁXIMO.Beijocas

    ResponderExcluir
  23. Patricia27.9.11

    Que maravilha vou comprar esse armário.Silmara estou adorando organizar minha cozinha como a sua,adoro tudo verde fica lindo.Gostaria que colocasse receitas de salgadinhos e como organizar tabuleiros e assadeiras.Obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Patricia
    Fico feliz, em saber que estou ajudando nas inspirações das pessoas.
    Não imagina o quanto!
    Já anotei seu pedido.
    Na medida, que eu for preparando, todos os pedidos, postarei aqui.
    Fique ligada!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Andreia28.9.11

    Que dica maravilhosa já organizei a minha dispensa.Adoro cozinha e receitas passo o dia na minha cozinha,era meu sonho ter a minha cozinha,é muito bom.

    ResponderExcluir
  26. Organizei que nem você obrigada,também quero saber como organizar congelador,gavetas e armários da cozinha,geladeira,panelas,obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Silmara fiz igualzinho na minha cozinha adorei também quero que coloca como organizar geadeira,congelador e armário da cozinha.Ah,coloca uma pizza de liquidificador e mais receitas de bolos e biscoitinhos adoro suas receitas são fáceis e econômicas.

    ResponderExcluir
  28. Julia

    Fico feliz, em saber quando alguém se inspira nas minhas arrumações.
    Já notei.
    Assim que possível, vou postando seus pedidos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo3.2.12

    As fotos não dá pra ver direito está longe é dentro do armário?Silmara a farinha de trigo aberta você guarda em pote fechado ou como?Obrigada,quero organizar minha dispensa como a sua.Ju

    ResponderExcluir
  30. Ju

    Não guardo os alimentos dentro armário.
    Tenho um armário multi uso somente pra ser minha despensa.
    O trigo, como uso muito, tenho um vidro pequeno que deixo dentro do meu armário, junto próximo os temperos, para quando faço molho branco.
    E demais, fica dentro do saquinho mesmo.
    Mas quero comprar um pote somente para a farinha.

    Você não perguntou do macarrão,m mas vou te falar:
    -Como uso muito macarrão em casa, eu tenho potes para guardá-los depois da embalgame aberta.
    Ficam até mais bonito!

    BJS

    ResponderExcluir
  31. Anônimo3.2.12

    Que legal vou comprar um pote pra farinha aberta e pro macarrão você acha que quantos potes dá pro macarrão?Se der coloca fotos pra gente ver adoro você é demais.Ju

    ResponderExcluir
  32. Ju

    Para macarrão espaguete, tem pra comprar uns potes próprios. São altos.
    Esse de espaguete que tenho é de plástico, paguei, R$ 1,99
    Para outras massas tenho um pote de vidro. O meu é tamanho médio. Não cabe um pacote inteiro.

    Mas se você puder comprar, um para cada tipo de massa, seria ótimo! A cozinha ficará bem apresentável.
    Mas se não, dá para fazer como eu ter dois apenas: uma para espaguetes, outro para massas curtas.

    Mais pra frente vou comprar mais potes.
    Assim que der uma folguinha aqui, eu fotografo meus potes pra você ver.

    BJS

    ResponderExcluir
  33. Anônimo3.2.12

    Obrigada Silmara vou aguardar as fotos é bom que mostra onde colocar os potes.Por enquanto vou comprar 2.Ju

    ResponderExcluir
  34. Anônimo4.2.12

    Silmara vou compra os potes de macarrão se possível queria que colocasse fotos dos seus pois quero comprar igual,o pote de farinha já comprei onde fica melhor guardá-lo? Não tenho muitas ideias de organização você me ajuda muito.Uso muito farinha em casa,adoro cozinhar.Ju

    ResponderExcluir
  35. Ju

    O pote de farinha, eu guardo no armário, junto com outros potes.
    Separei uma partesomente para colocá-los, junto com os temperos.

    Quanto a foto, pretendo fazer hoje.
    Estou com gripe já há alguns dias, e hoje amanheci péssima. Agora que me levantei.
    Se estiver melhor, a tarde faço as fotos e posto no blog.

    Qualquer dúvidas, pode deixar aqui, que volto mais tarde, se assim melhorar pra responder.

    É muito gratificante, saber que estou ajudando as donas de casa de alguma forma.


    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Anônimo4.2.12

    Obrigada Silmara melhoras da gripe.Ju

    ResponderExcluir
  37. Anônimo6.2.12

    Silmara se der quando você colocar as fotos dos potes de macarrão coloca junto os potes de biscoito e onde guarda,obrigada estou fazendo tudo igual.Ju

    ResponderExcluir
  38. Ju

    Ainda não fiz as fotos. Não melhorei da gripe ainda.
    Mas daí aproveito e faço dos biscoitos também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Anônimo11.2.12

    Silmara não esquece de colocar pra mim as fotos do seu pote de farinha de trigo e de biscoitos.Ju

    ResponderExcluir
  40. Ju

    Já separei, pra ainda hoje, postar as fotos.

    BJS

    ResponderExcluir
  41. Anônimo15.2.12

    Não sei o que seria de mim sem suas dicas e reeceitas,minha dispensa ficou ótima.

    ResponderExcluir
  42. Anônimo22.2.12

    Comprei um vidro pra farinha e macarrão,Silmara será que posso guardar alimentos abertos por ex: fubá,maizena,polvilho em potes de sorvete,você guarda? Acha que fica legal e nesse caso guardo no armário ou dispensa? Ah,já organizei minha dispensa que nem a sua fica ótimo e fácil de encontrar as coisas,só que fica enbaixo do tanque,é fechado com portas de box.

    ResponderExcluir
  43. Anônimo

    Os potes de sorvetes são ótimos organizadores de alimentos.
    Eu voltei a guardá-los, porque dá pra usar tanto no armário, quanto na despensa.
    Caso não tenha potes de vidro ou plástico,porque não pote de sorvete?
    Fica ótimo!
    Se no seu armário tem espaço pra eles, principalmente para os alimentos que você usa com mais frequência, coloque-os então no armário.
    Caso não tenha, coloque-os na despensa.
    O bacana é que eles são retangulares, e economizam espaço dando até para colocar um sobre o outro.

    Uso potes de sorvetes para guardar óleo e gordura usados, e levo á geladeira, quando retiro da panela para lavar.
    Também uso um, para guardar minhas forminhas de canudinhos e empadinhas.
    Também estou com outro na geladeira com iogurte natural que fiz.

    Espero ter te ajudado, amiga.

    ResponderExcluir
  44. Anônimo23.2.12

    Adorei suas dicas vou guardar minhas forminhas,óleo usado no pote de sorvete também.É mesmo dá pra colocar um em cima do outro na dispensa e armário assim não tem que deixar nada em saquinhos abertos por ex: o fubá se ficar aberto no saquinho dá bichinhos.Vou guardar todos potes de sorvetes são ótimos e bonitos também.

    ResponderExcluir
  45. Anônimo12.3.12

    Silmara onde guarda o extrato de tomate fechado?Mostra pra mim obrigada.Lucia

    ResponderExcluir
  46. Anônimo13.3.12

    Silmara sou eu organizei minha despensa onde coloca o extrato de tomate?Obrigada.Lucia

    ResponderExcluir
  47. Anônimo16.3.12

    Silmara onde coloca o extrato de tomate é junto com o molho de tomate?

    ResponderExcluir
  48. Anônimo18.3.12

    Silmara esquceu de responder o meu comentario acima obrigada.

    ResponderExcluir
  49. Desculpas.

    Com tantas coisas, não te respondi.
    Bom, vamos lá!

    Quando compreo extrato de tomate, guardo junto (ao lado) do molho de tomate.
    As fotos acima, estão desatualizadas.
    Mudei a orgainização de minha despensa. Alíás, vivo mudando!
    Então, na prateleira que guardo o molho de tomate, procuro guardar as latas de extrato de tomate, empilhadas uma outra. Sempre com o rótulo para frente.
    Ficam ótimas!

    Beijos amiga.

    ResponderExcluir
  50. Anônimo18.3.12

    Obrigada querida.

    ResponderExcluir