30/03/2012

(3°) Entrevistando as "Estrelas da Casa" - Sileni Machado

Sileni Machado, 41 anos, Pedagoga na teoria e dona de casa na prática, também blogueira,  mora em Guaratinguetá - SP.
Ela tem uma faxineira que vai à uma vez na semana. 
Vamos conhecer um pouquinho mais de como faz para cuidar de sua casa, com uma ajudante.
===


Casa e Fogão - Você faz uma lista de tarefas para sua faxineira ?
Sileni - Faz três anos que ela está comigo e nunca dei uma lista para ela, desde o primeiro dia que ela chegou aqui em casa fui explicando tudo como eu queria e com o tempo ela foi se adaptando e pegando o jeito como gosto das coisas. O que mais gosto nela é que eu não preciso ficar dando ordens, ela mesma toma as providências para que tudo fique ao meu gosto. Ela veio única e exclusivamente para cuidar da faxina da casa, cozinhar, lavar e passar já é por minha conta.

CF - O que te levou a optar por faxineira em casa?
S - Desde que descobri uma hernia de disco na coluna o que me impossibilitou de fazer a mais simples tarefa doméstica, isso me deixou muito triste e angustiada, pois sempre gostei de arrumar e organizar a minha casa, no início da doença resisti muito em contratar alguém para cuidar da minha casa, não queria acreditar que eu não poderia mais levantar uma cadeira, mas não tive outra opção. Mas hoje eu só tenho que agradecer a ela que muito me ajuda.

CF -Pode descrever basicamente a rotina das tarefas domésticas em sua casa?
S - Uma vez por semana passa-se o aspirador de pó por toda a casa, lava-se o quintal, os banheiros, as janelas, as portas, a garagem e toda área ao redor da casa, nos outros dias vou mantendo a limpeza para não deixar acumular até a próxima semana, de 15 em 15 dias troco as roupas de cama e banho, salvo em dias de muito calor, tapetes e cortinas só tenho nos banheiros e na cozinha, e são trocados uma vez por mês (só os tapetes da cozinha que troco toda a semana), no restante da casa não uso tapetes devido a minha rinite e as cortinas são de persianas e são limpas toda a semana. Não deixo acumular louça na pia, conforme vou usando já vou lavando e deixo secando no escorredor para depois guardar. O lixo é retirado todos os dias de acordo com a coleta do meu bairro, um dia é lixo úmido e no outro dia é o lixo seco. Lavo roupas três vezes por semana e nunca misturo roupas de uso pessoal com cama, mesa e banho, também passo roupa três vezes por semana, não deixo acumular por causa da minha coluna, não aguento ficar muito tempo em pé passando roupas. Vou para a cozinha sempre, aliás, pra mim, é o melhor lugar da casa, rs.

CF - Tem alguma dica que queira deixar para nós, donas de casa?
S - Não deixe acumular os serviços domésticos, mesmo que você não esteja animada a fazê-lo ou se bater aquela preguicinha, vá fazendo aos poucos, mas não deixe de fazer, ao final você vai ver que uma casa limpa e organizada, o mínimo que seja vai te fazer muito bem e tenha sempre um aspirador de pó para auxiliar na limpeza principalmente quando acontecer da sua faxineira/diarista não puder ir trabalhar, é um acessório muito útil, confesso que não vivo sem ele, rs.

CF - Uma pergunta com resposta, que gostaria que eu tivesse feito á você e não fiz.
S - O que você faz quando a faxineira/diarista precisa faltar ou quando tira férias? 
R: Procuro manter a calma e peço a ajuda do marido para os serviços mais pesados, já aconteceu de eu pedir para ela indicar alguém para cobri-la, mas não deu muito certo, pois cada uma tem um jeito diferente de trabalhar, acabou que ao invés de ajudar fiquei ainda mais estressada. Graças a Deus nestes três anos que ela está aqui em casa ela nunca se ausentou por muito tempo, um dia ou outro já aconteceu, mas desde que descobri o problema na coluna passei a cuidar mais de mim e da minha saúde, a casa não deixo de cuidar, mas já não consigo mais fazer aquela faxina de arrastar móveis e colocar tudo pro alto, aí já deixo para a faxineira, na falta dela os serviços mais pesados não são feitos, na pior das hipóteses, se ela precisar se ausentar por um tempo maior, ainda não aconteceu, mas se acontecer precisarei de um plano B: recorrer ao marido ou a minha mãe para me ajudarem e, claro, não posso esquecer-me do meu amigo fiel o aspirador de pó, rs.


Facebook:  Sileni Machado de Almeida (sileni4@hotmail.com)

6 Comentários :

  1. Querida amiga,
    Eu agradeço pela oportunidade, participar desta entrevista foi uma honra pra mim.
    Que Deus abençoe sempre sua vida e que seu blog cresça cada vez mais e mais.
    Um grande beijo.
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  2. Olá querida adorei a sua postura. Mesmo com a impossibilidade de fazer grandes esforços procurou manter o pensamento positivo e pratico. Parabéns. Excelente entrevista !! Super bjs

    ResponderExcluir
  3. eu também,resisti,mas arrumei uma pessoa para me ajudar,ela está vindo quinzenalmente,mas está sendo muito bom pois não estava conseguindo pois estou com problemas de saúde na família,e minha vida esta muito corrida!bjos.

    ResponderExcluir
  4. Tenho aprendido muito com suas entrevistas Silmara!
    Estou adorando essa sua ideia!
    Beijo grande e abençoada noite!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Silmara
    Adorei as respostas da Sileni, ela tem uma carinha simpática.
    Também concordo com ela não deixar acumular tarefas domésticas, é importante demais na organização de uma casa sem estresse.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. QUERIDA SILMARA,
    ESTOU APRENDENDO MUITO COM ESTAS ENTREVISTAS, ÓTIMA IDEIA QUE VC FEZ, ALÉM DA GENTE SE IDENTIFICAR COM AS PESSOAS APRENDEMOS MUITO TBM.

    BOM FINAL DE SEMANA!
    BJS

    ResponderExcluir

Bolo de Fubá e Goiabada