30/05/2012

Você trabalha?



Foto: Google Imagens

Sempre encontramos alguém que nos pergunta:
-Você trabalha?
Algumas mulheres dizem:
-Eu trabalho. Sou vendedora, médica, advogada, doméstica, professora, etc...
Outras dizem:
-Não trabalho. “Só” cuido da casa, e da família.

Quando me casei, estava desempregada.
Fiquei sem trabalhar fora os primeiros cinco anos.
E quando alguém me perguntava se eu trabalhava, também dizia:
-Não.  Estou sem trabalhar.

Há muitos anos atrás, estava conversando com a irmã de uma amiga, e quando perguntei, ela me respondeu:
Trabalho em casa!
Achei tão chic sua resposta!

Isso me chamou a atenção, e comecei a analisar o que me respondeu. E cheguei numa conclusão, que ela estava certíssima de responder assim. 
Porque a dona de casa trabalha sim. Ela trabalha em casa.
Não devemos sentir frustradas por isso.

Muitas de nós reclamamos que a sociedade não valoriza o ser “dona de casa” e isso é a pura verdade.
Mas vi que primeiro, temos que mudar a maneira que nós pensamos. Sendo assim, nos valorizamos. Mas pra isso temos que colocarmos em ação.

Porque existem muitas donas de casa, que não trabalham fora. Ou que não tem uma profissão, oportonudidade, ou porque foi uma opção.

Seja qual for ela, devemos mostrar que nós donas de casa, somos trabalhadoras e temos sucesso na vida também.

Hoje, faz quase quatro anos que estou sem trabalhar fora.
E quando alguém me pergunta, digo:
-Trabalho em casa e sou blogueira.
E você?
Trabalha?

"Ser dona de casa, também é chic!"

18 Comentários :

  1. Trabalho fora,mais acho o máximo quem trabalha em casa.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  2. trabalho fora de casa..pela manhã e a tarde ...trabalho muitoooo..em casa..trabalho mais em casa..do que quando saio pela manhã..e´dupla jornada mesmo..bjo

    ResponderExcluir
  3. Olá minha amiga, bom tê-la de volta!
    Minha resposta faço através de um poema de Cora Coralina.
    Aqui está:

    Mãe
    Renovadora e reveladora do mundo
    A humanidade se renova no teu ventre.
    Cria teus filhos,
    não os entregues à creche.
    Creche é fria, impessoal.
    Nunca será um lar
    para teu filho.
    Ele, pequenino, precisa de ti.
    Não o desligues da tua força maternal.

    Que pretendes, mulher?
    Independência, igualdade de condições...
    Empregos fora do lar?
    És superior àqueles
    que procuras imitar.
    Tens o dom divino
    de ser mãe
    Em ti está presente a humanidade.

    Mulher, não te deixes castrar.
    Serás um animal somente de prazer
    e às vezes nem mais isso.
    Frígida, bloqueada, teu orgulho te faz calar.
    Tumultuada, fingindo ser o que não és.
    Roendo o teu osso negro da amargura.

    Beijo, linda tarde, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Eu trabalho... das 9 as 17:30 fora de casa e das 18 as 22 em casa.
    Ser mulher não é fácil, e para quem tem um emprego a tempo inteiro fora de casa tudo é mais complicado.
    Mas... mesmo com este trabalho todo, ainda faço os meus cozinhados, tiro as minhas fotos, publico minhas receitas e venho ver as novidades nos blogues das amigas.
    O que é preciso é ter organização e força de vontade.

    Bjs e parabens, a todas nós, mulheres. Que trabalhamos todos os dias onde quer que seja!

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga, já trabalhei fora e não tem nada melhor do que cuidar da casa da gente. Graças a Deus pude fazer uma escolha e eu escolhi cuidar da casa e qdo alguém me pergunta se eu trabalho, respondo exatamente isso: trabalho em casa com mt orgulho! Já me senti diminuída por causa disso, mas isso já foi há mt tempo atrás, hoje aprendi a dar valor a mim msm e ao trabalho que realizo em casa que aliás faço com mt carinho, amor e dedicação.
    Que maravilha de post amiga! Adorei o assunto!
    Bjssss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, já sou sua seguidora há algum tempo, mas acho que nunca comentei, hoje vou fazê-lo. Eu não trabalho fora de casa, desde setembro que estou desempregada e sim, sinto-me muito frustrada por isso. Em casa tenho muito trabalho, somos 5, mas mesmo assim me sinto mal. Gosto muito de visitar o seu cantinho é muito simpático, beijo.

    ResponderExcluir
  7. Sil boa noite!
    Olha parabéns pra você está de nota 10,seu post me deixou super contente e orgulhosa!

    Bem eu não trabalho fora a quase 3 anos e ainda assim meu ultimo emprego era de meio período isso para ter mais tempo pra cuidar da casa,do filho e do marido.

    Por mais que queiramos ser super organizadas não há como agradar dois amos, pois ao passo que trabalhamos fora o dia todo a jornada dupla se torna esgotante fazendo com que o tempo que se tem com os familiares se torne massante e sem aproveitamento pleno.
    Para aquelas que conseguem fazer isso de forma plena como foi dito pela Selene dou meus parabéns.

    Mas eu particularmente sou dona de casa 24 horas com muito orgulho,amo cuidar da minha casa,do meu esposo e principalmente ver meu filho crescer e se desenvolver todos os dias!!!

    Beijos a cada uma você que não sente vergonha de ser Dona de Casa:)

    ResponderExcluir
  8. Oi Silmara, que bom que você está de volta.
    Adorei a sua visita.
    Bem quanto a mim trabalho e muiiiitooo, em casa. Fora os afazeres domésticos, resolver outros problemas, como banco, compras, coisas que quebram e precisam de consertos dentro de casa enfim, muito trabalho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu trabalho em casa!
    Adorei o post de hj.
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. OI querida traballho em casa e com bolos e doces, realmente ser dona de casa não e muito valorizado mais deveria ter um sálario para quem realmente trabalha e muito nos afazeres da nossa casa bjs!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. E como trabalhamos em casa em???Fala sério?Se parar e pensar levamos a casa nas costas....tudo limpinho arrumadinho comidinha nos horários certos..atenção para um ou outro....dever escolar ..levar e buscar ...ouvir marido....dengar os filhos...pensar nos cardápios... bordar..costurar..fazer crochê..artezanato...blogar...tentar fazer algumas vendas...fazer unha...cabelo...e ainda ter disposição para muito mais...ai estou cansando e esta lista ainda poderia durar horas....rsrsrs Sim e como trabalhamos!!!!Trabalhamos em casa sim e daí?Somos Xiques bem!!!Nós é que devemos nós valorizar mais...concordo plenamente...Bjs a todas as donas de casa com muito orgulho!!Http:marlisalomao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá querida!
    Que ótimo receber a sua visita!
    Quando perguntam a minha profissão eu respondo que sou do lar! kkk
    Mas é bem melhor falar assim mesmo porque o que a gente trabalha em casa né?!
    Eu já trabalhei fora já fui balconista, caixa, fotógrafa... mas poder trabalhar em casa... não tem preço!
    bjus

    ResponderExcluir
  13. Menina, como trabalho! Muito mais do que quando trabalhava. É verdade!
    Bom fim de semana para ti e os teus.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo21.6.12

    Sou dona de casa.

    ResponderExcluir
  15. Olá Pessoal!
    Trabalhei durante 34 anos. Nesse período trabalhava fóra e também cuidando de minha casa e de minhas filhas. Era uma jornada bem corrida, porém gratificante. Agora estou com 52 anos (me considero ainda bem jovem) e com uma grande carga de experiências. Me aposentei e não contente de ficar ociosa, procurei uma forma de trabalhar em casa, sem depender de horários, nem de chefia e muito menos de enfrentar esse trânsito cada vez mais caótico. Atualmente trabalho para uma empresa idônea e estou muito satisfeita. Então convido à todas que estão lendo meu depoimento, se caso quiserem ganhar uma renda extra, no conforto de suas casas, entrem em contato comigo através de meu email ou me add (meire_231@hotmail.com)

    Sucesso e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  16. Trabalho fora , sou professora ,dona de casa , blogueira e mãe ..Ufa!! Mas se eu pudesse ficaria só com as tarefas de casa , mas infelizmente meu salário faz diferença em casa.Estou de férias e fico por aqui só inventado coisinhas na casinha, amo !!Daqui uns dia volto a minha correria do dia-a-dia..Bjim!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo26.7.12

    Olá,
    Boa tarde.
    Trabalho numa TV e estou precisando de uma dona de casa que contribua pro INSS. Será que alguém pode me ajudar?
    E-mail: jadegsvieira@gmail.com

    Toda ajuda é bem-vinda :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. PARABÉNS PELO TEXTO , ME ANIMOU MUITO, SOU DONA DE CASA , MÃE , ESPOSA, DESING DE INTERIORES, BLOGUEIRA, MAIS MESMO ASSIM SOU HUMILHADA POR CUIDAR DA CASA E DOS FILHOS AS PESSOAS JÁ OLHA PARA VOCÊ DE LADO, NEM SEI O QUE PENSA, PARA MIM ESSA PROFISSÃO DE MÃE E ESPOSA E DONA DE CASA , É DÁDIVA DE DEUS, NÃO SEI PORQUE AS PESSOAS NÃO VALORIZA, PRINCIPALMENTE AQUI NA MINHA CIDADE BRASÍLIA- DF. AQUI MULHER TEM QUE FAZER CONCURSO PÚBLICO SÓ ISSO QUE PENSA, EU ME SINTO AS VEZES NEM SEI O QUE, POR ESCOLHER SER MÃE , DONA DE CASA, AMO, DESING DE INTERIORES, MAIS SEI QUE FIZ A ESCOLHA CERTA.


    CLAUDIA MUNIZ
    DEISNG DE INTERIORES
    DONA DE CASA E MÃE


    VISITE MEU BLOG DE DECORAÇÃO: CASASCOMDETALHES.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir

Bolo de Fubá e Goiabada